segunda-feira, março 22, 2010

Entrevista: Ayrton Senna

Pois é. Todos tentaram mas apenas nós do Karakukumovo conseguimos falar com Ayrton Senna.
O hexacampeão mundial de fórmula 1 reservou uma parte do seu tempo à frente do instituto que leva seu nome para responder nossas perguntas.
Mesmo desnecessário uma breve retrospectiva.
Ayrton foi campeão mundial de fórmula 1 pela Honda em 1988, 1990, 1991, pela Williams em 1995, e pela Ferrari em 2001 e 2002, quando abandonou as pistas de aos 41 anos de idade.

A primeira pergunta é a mais óbvia de todas: Você sente saudades?
Cara, eu sempre gostei de correr, mas confesso que depois de uma certa idade gente acaba descobrindo as limitações, além disso eu estava atrapalhando a vida do Schumi. A gente nunca foi amigo de verdade mas eu admiro pilotos rápidos, achei que era hora de sair e sair no auge pra deixar o garoto brilhar.

Depois que você saiu ele foi campeão mais duas vezes, você não acha que poderia ter ficado e teria sido octacampeão?
Sinceramente não acho não. Mesmo tendo visto que os campeonatos foram bem fáceis pra ele, afinal eu era o único piloto que poderia competir com ele. Mas mesmo assim eu não sei se teria como ganhar dele, a idade já estava pesando mesmo pra mim e os dois campeonatos que ganhei foram muito duros tanto fisica quanto emocionalmente. Não é fácil competir com o Schumacher.

Por falar nisso o que você achou da volta dele?
Eu até conversei com ele. Só disse que se ele achava que podia ganhar alguma coisa com isso ( e não falo de títulos) então que fosse em frente.

Uma certa vez Schumacher disse que se você tivesse parado em 1994 ele hoje poderia ser heptacampeão. O que você acha?
Sinceramente? - Ele para, dá um sorriso de canto de boca, procura as palavras - Pra ser sincero, eu também acho isso. Os outros pilotos que enfrentamos estavam muito ruins, foi uma geração terrível, a gente disputava só entre a gente, com certeza, qualquer um de nós dois teria condições de ganhar todas. Sem falsa modéstia.

E o Rubens Barrichelo?
Putz. Desejo toda a sorte do mundo pra ele. Ele merece.

O que você achou das três temporadas que ele correu pela Ferrari?
Isso é uma retrospectiva, né? - risos - Ele fez muita coisa errada, errou muito e perdeu a chance de ser campeão no ano passado.

E quanto ao Massa?
O Massa tem chances de ser campeão esse ano.

E o acidente do ano passado?
Me lembrou o de Ímola em 94.-Senna abaixa a cabeça.

Naquele ano você pensou que era o fim?
Claro que pensei... Quem não pensaria? Foram três meses em coma, os médicos achavam que eu nem andaria mais, muito menos me recuperar e ser campeão no ano seguinte. Mas foi muito difícil. Eu acho que o campeonato de 95 foi o mais difícil... Mas o pior mesmo foi não ver o Brasil ser tetracampeão. -risos -Pô 24 anos esperando e na hora H eu tô em coma... - risos.

Mas a homenagem dos jogadores foi bonita.
Pois é, só vi depois gravado. Aliás foi uma das primeiras coisas que eu perguntei quando soube que já era agosto. "ganhamos, ganhamos?" - risos.

Mudando de assunto. Uma namorada daquela época veio a público dizer que tem um filho que é seu e que você se recusa a pagar pensão!
Eu conheci essa moça em 94, saímos algumas vezes e ela cismou que era minha namorada, foi quando tive o acidente. Mas enfim, logo depois que me recuperei ela apareceu grávida, disse que o filho era meu, eu, naquele estado, assumi a paternidade e pago pensão desde então.

A questão é que o garoto foi morar na Europa pra disputar a fórmula 3.000 inglesa e eu estou pagando tudo dele. Obviamente que não vou dar mais nada pra mãe dele. Tá na hora dela procurar um emprego, se casar...

Ela disse que recusou várias propostas de emprego e pra posar nua por sua causa...
Eu nunca pedi nada pra ela, mas eu nem iria comentar esse assunto, mas eu fiz o exame de DNA alguns anos depois e descobri que o garoto não era meu filho biológico, só continuei ajudando o Seninha porque vi um grande talento nele e porque pra mim ele sempre vai ser o meu filho. Mas com a mãe dele não quero papo.

Então o Seninha não é seu filho biológico?
Não. Mas continua sendo meu filho. E vou ajudá-lo no que for possível. Mas da mãe dele quero distância...

Dizem que ela está namorando um publicitário famoso.
Não me interessa.

Quem será o campeão desse ano?
Torço pelo Massa na fórmula 1 e que o Brasil seja hexa também.

Como você!
Exato!