sexta-feira, agosto 07, 2009

Mochilas e responsabilidades

Hoje eu estava levando me filho pra escola. Ele com a mochila dele e eu com a minha.
Um momento ele disse:"Pai, eu não quero carregar essa mochila, ela é muito pesada!".
Eu disse:"A mochila é sua, você te que carregar!".
Ele insistiu que não queria carregar, então propus qu a gente trocasse as mochilas: eu carregaria a dele e ele carregaria a minha.

Ele topou. Só não cnseguiu erguer a minha mochila pois era muito pesada pra ele.
Ele desistiu da troca e continuou com a mochila dele até a sala de aula.

Na saída da escola fui observando mães carregando as mochilas dos filhos e pensei até quando elas continuariam a carregar suas mochilas...

Esse ato pernicioso, com certeza, perdurará até a vida adulta, produzindo pessoas indolentes, dependentes e temerosas. Essas mães, nas suas melhores intenções de mães produzem os monstros que conhecemos somente na adolescência.

Educar crianças é uma tarefa dificílima. Eu sei porque tento educar dois. E na verdade nem sei se o que fiz foi correto, apenas sei que a grande maioria o faz ou por amor ou por falta de opção.

Criar filhos é algo tão perigoso que eu acho que deveria ter permissão especial do governo e uma idade mínima permitida, não fosse o caráter facista de tal proposta. Mas com certeza faria mais efeito que as campanhas de educação de trânsito ou as tentativas de acabar com as drogas, afinal essas iniciativas nada mais são que tentatvas de corrigir uma má educação que, talvez, tenha se iniciado com o simples carregar de uma mochila.