quarta-feira, agosto 05, 2009

Por que eu voto nulo?

A partir da ultima eleição eu decidi que votaria nulo a partir de então!
Essa decisão está a cada dia e a cada notícia mais firme e forte.
Alguns que não concordam me questionam porque votar nulo.
Outros dizem que votando nulo eu estou dizendo que o que está aí está bom.
mas eu voto nulo não é só porque acho que é tudo igual, mas também porque cheguei à conclusão de que meu voto não muda nada. Aliás o voto de ninguém muda nada.

Se não vamos analisar...

Voto para vereadores e deputados
Quando você vota em um vereador ou deputado (estadual ou federal) vota, na verdade em todos os vereadores ou deputados da coligação à qual ele pertence. Nós sabemos que as coligações não seguem lógica nem afinidades, tudo é jogo político.
Ou seja, o seu voto ajuda a eleger não só o vereador ou deputado em quem você acredita, mas também àqueles que você não votaria nem pra vigia de quarteirão.
Me dei conta disso quando vi que o voto que dei ao deputado em quem eu acreditava (não tenho coragem nem de dizer o nome do ladrão do PT que ajudei a eleger) ajudou a eleger com pouquíssimos votos o Alberto Silva, a figura mais execrável da política piauiense na minha opinião.
Por isso não voto pra vereador ou deputado.

Voto para Senador
Quando você vota em um senador você vota também em alguém que, geralmente, não merece seu voto, alguém que, muitas vezes, você nem conhece e que, em boa parte das vezes nem é político e geralmente é algum parente ou pior o patrocinador da campanha.
Pois é. O suplente. Procure saber quem é o suplente dos senadores piauienses. Eu conheço pelo menos um: Adalgisa, precisa dizer de quem ela é suplente?
Isso é desse jeito porque se considera que o cargo do senador é dele e não do estado. Não me admira que eles achem que o restante dos cargos do senado sejam deles também.

Voto para prefeito, governador e presidente
Esse é o pior de todos.
Esses são os caras que vão distribuir os cargos mais importantes (e com maiores salários) entre os aliados políticos e esses aliados políticos vão escolher pessoas altamente incompetentes para assumir esses cargos.
Por que eu acho que essas pessoas são altamente incompetentes?
Porque se fossem competentes não precisariam de tais cargos. Estariam empregados ou seriam empresários de sucesso.
Ok. Há exceções, reconheço. Mas no meio das exceções existe a regra.
Exemplos:
O Prefeito mantém na empresa de processamento de dados do município um indivíduo que está afundando aquela empresa e que está em litígio com o sócio em uma empresa de informática acusado de roubo ou algo assim.
O mesmo prefeito deu uma secretaria do município para uma ex-vereadora que foi a que mais faltou a sessões da câmara e não foi reeleita (ou seja foi rechaçada pelo eleitorado). Ela vivia de férias em Fortaleza. E o pior é que ainda deu uma secretaria com o nome "Trabalho" na sigla, se fosse, pelo menos de Turismo.
O governador não só adora um corrupto como os defende nos meios de comunicação. Logo ele que vivia denuciando corrupção.

As razões são muitas não vou me alongar mais senão o post ficaria gigantesco.


2 Comments:

Blogger JB said...

Companheiro... escreva ae sobre o lixão (Emgerpi). Saiu a massa de mandioca e entrou o trigo. Escreva que eu gosto de ler e rir das nossas desgraças. Rapaz já virei leitor assíduo do seu blog. Abraços.

7:26 AM  
Anonymous Anônimo said...

Não votar ou votar nulo é que não vale de nada. O que seria preciso era retirar aos dois maiores partidos a força que têm sobre a política portuguesa. Se tivessem um nº de deputados idêntico ao dos restantes três ganharia a democracia, o debate na assembleia dos assuntos que nos dizem respeito e perdia a corrupção que tende a apoiar-se nos grandes partidos: financiam-nos e depois aguardam o retorno quando aqueles chegam ao poder.
Vamos votar no "pequenos" ou nos que estão próximo de eleger 1 representante. É muito diferente ganhar com maioria absoluta ou com maioria relativa e se os restantes grupos que não ficam em 1º lugar forem apenas um pouco menores então a diferença ainda é maior.

Zé da Burra o Alentejano

10:54 AM  

Postar um comentário

<< Home