quinta-feira, setembro 21, 2006

O "escândalo" do teste do sofá.

No sábado passado, sem nada pra fazer estava assistindo o Zorra Total. Um humorístico sem humor. Com talentos evidentes mas com textos fracos e sem graça, além de quadro altamente inverossímeis, muito longe da qualidade de muitos outros humorísticos globais de antigamente.

Comentei com a minha esposa que no quadro do Severino (com o excelente Flávio Silvino) tinham umas 5 raparigas assistindo a cena. sim porque elas não estavam representando nada e algumas até sorriam da cena. Como elas não faziam parte da claque só poderia haver uma explicação, são o repasto dos diretores, assessores, câmeras e etc. recebendo seu quinhão de fama. Pra mostrar no seu bairro, na sua rua que já conseguiram o "estrelato".

Certa vez João Cláudio (Moreno) me disse que faltam bons redatores de humor à Rede Globo. É claro que existe o Casseta e Planeta, que deixou de ser vanguarda há milênios, mas que ainda é engraçado, embora sem o seu Ronaldo, o Bussunda.

Não existe na Rede Globo nenhum humorista do porte de Chico Anysio, que já deixa uma lacuna enorme no seu exílio de luxo. Sinceramente não entendo como a Globo caiu tanto.

E não entendia como a Globo deixasse de ter um humorista como o João Cláudio, mas contrata "coisas" como um humorista cujo único predicado é estufar os olhos (repugnante, por sinal). Não imagino que alguém tenha feito o teste do sofá com aquilo.

Mas aí me vem outro detalhe importante...
Tem humoristas muito engraçados, que quando chegam no Zorra Total se tornam sem graça, ou porque o texto é simplório, sem graça e repetitivo ou porque são anulados numa atitude quase suicida dos diretores do "humorístico".

Um exemplo é o ator que faz o Jaja do quadro Jaja e Juju. me pergunto quem ri daquilo? Débeis mentais, talvez, porque o horário do programa é de adulto. Um humor daquele nível deveria passar à tarde. A turma do Didi, com os mesmos quadros da década de 80, mudando apenas os atores (que por mais que se esforcem estão longe do carisma do Zacarias e do Mussum) é muito mais engraçado que o Jajá.
No entanto assisti uma apresentação dele (Welder Rodrigues) no Jô e bolei de rir.

Alguém pode lembrar da Praça é Nossa. Piada velha e sem graça é sinônimo da praça é nossa. Mas ela sempre foi sem graça, pelo menos o SBT não tem nenhum tradição de fazer humor que preste. Já a Globo tinha e teria o dever de manter essa tradição.

Ah. O que motivou esse post foi essa a notícia da demissão do diretor do Zorra é nossa.